Baixar Notícia
WhatsApp
Email

Brasil x Haiti derruba carga em 9,6%, mas horário reduz rampa de retomada – MegaWhat

Fonte: megawhat.uol.com.br | Data: 22/06/2026 09:33:10

🔗 Ler matéria original

O segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo voltou a provocar forte alteração no consumo de energia no país, mas com uma rampa de retomada menor do que a registrada na estreia.

Na vitória por 3 a 0 contra o Haiti, disputada na noite de sexta-feira, 19 de junho, a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a 73.616 MW durante a partida, com redução percentual máxima de 9,6% em relação ao perfil de referência acompanhado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O comportamento foi influenciado pelo horário da partida, iniciada às 21h30. Apesar da queda expressiva da carga durante o jogo, o encerramento ocorreu já em um período de menor consumo típico, próximo da madrugada de sábado, o que contribuiu para uma retomada menos intensa após o apito final.

Antes mesmo do início da partida, a partir das 20h30, o ONS já observava uma redução de aproximadamente 6.700 MW na carga, montante equivalente à demanda média do estado do Rio de Janeiro. Durante o primeiro tempo, a carga continuou no processo de queda esperado para o horário, mas ficou cerca de 7.500 MW abaixo de um dia típico.

Comportamento da carga

A principal movimentação durante o jogo ocorreu no intervalo. Entre 22h25 e 22h34, a carga apresentou uma rampa de elevação de 2.279 MW em nove minutos, alta de 3%. O montante equivale à demanda média do estado do Ceará.

Fonte: ONS

Após o fim da partida, às 23h33, houve nova recuperação da carga, mas em intensidade menor do que no primeiro jogo do Brasil na Copa. A elevação foi de 2.420 MW em 17 minutos, ou 3,3%, equivalente à demanda média do estado do Maranhão.

Na estreia contra o Marrocos, disputada às 19h, a rampa pós-jogo havia sido de 4.307 MW em 21 minutos. Desta vez, embora a redução percentual máxima da carga tenha sido maior, o horário mais tardio fez com que a volta dos consumidores às atividades habituais ocorresse já em um período de consumo naturalmente mais baixo.

Por volta de 0h do dia 20 de junho, o consumo retornou ao comportamento típico observado para uma madrugada de sábado.

“Cada partida exige uma atuação diferenciada, por conta dos dias e horários dos jogos. O ONS se prepara para responder às variações de consumo associadas aos grandes eventos. Seguiremos adotando todas as medidas necessárias para garantir uma operação segura ao longo de toda a competição, contribuindo para que os brasileiros possam torcer com tranquilidade e alegria”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.