Parceria Petrobras-Pemex abre caminho para cooperação no Golfo do México e África
Fonte: megawhat.uol.com.br | Data: 23/06/2026 16:03:36

A Petrobras e Petróleos Mexicanos (Pemex) assinaram um memorando de entendimento (MoU) para avaliarem o desenvolvimento e a execução conjunta de projetos na indústria de hidrocarbonetos. Segundo a presidente da estatal brasileira, Magda Chambriard, a parceria prevê estudos tanto no México quanto no Brasil, além de iniciativas conjuntas que podem se estender também ao continente africano.
“Não está obrigada a ser só no México, ela pode ser na África, no Brasil. Vai ser onde nossas equipes definirem que há oportunidade”, disse a executiva durante evento de assinatura da parceria.
O MoU é válido por dois anos, podendo ser renovado, e não constitui compromisso vinculante de investimento nem cria sociedade, consórcio ou joint venture entre as partes. De acordo com a estatal, eventuais oportunidades identificadas poderão ser objeto de negociações futuras e dependerão da celebração de instrumentos específicos, observadas as análises de viabilidade, as aprovações pelas instâncias competentes e as normas de governança aplicáveis a cada parte.
Segundo a executiva, os estudos conjuntos com a Pemex ainda vão determinar o tamanho dos investimentos envolvidos e que não há definição sobre a inclusão dos projetos no próximo plano de investimentos da companhia, uma vez que isso dependerá dos resultados das análises.
Ela destacou que a parceria busca iniciativas “ganha-ganha”, em benefício tanto da Petrobras quanto da Pemex, e reforçou que não se trata de uma relação unilateral. A executiva acrescentou ainda que o acordo não possui cronograma definido até o momento.
Objetivos do MoU
A parceria inclui o desenvolvimento de oportunidades nas áreas de exploração e Produção (E&P), com foco na revitalização de campos maduros, reprocessamento sísmico e oportunidades exploratórias e de desenvolvimento em áreas de águas profundas e ultra profundas, incluindo ativos localizados no golfo do México.
“Este é um instrumento de cooperação estratégica com potencial relevante para a Petrobras, que pode posicionar a companhia como parceira da Pemex em um cenário de fortalecimento da exploração e produção de petróleo no México. Temos interesse na exploração no Golfo do México mexicano, no incremento da produção de campos maduros e em processos industriais de refino, petroquímica e fertilizantes. Certamente a parceria entre as duas estatais será proveitosa para ambos os países”, avaliou Magda Chambriard.
A parceria também contempla a troca de conhecimentos técnicos, tecnologias e melhores práticas, aproveitando a reconhecida experiência da Petrobras em operações offshore de alta complexidade.
Na área industrial, o MoU abrange oportunidades de cooperação em refino, petroquímica, fertilizantes, processamento de gás e recuperação de líquidos, eficiência energética, redução de emissões, captura de carbono e produção de combustíveis de menor intensidade de carbono, além do compartilhamento de melhores práticas relacionadas à segurança, confiabilidade operacional e proteção ambiental.
Para o diretor geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso, a assinatura do memorando abre oportunidades de cooperação em benefício para as empresas e para os dois países.
“Estabelece uma estrutura de colaboração estratégica e técnica para avaliar, desenvolver e executar conjuntamente projetos abrangentes e potenciais que envolvam atividades de exploração e extração de hidrocarbonetos — visando a novas descobertas e oportunidades para otimizar e aumentar a produção em águas profundas, áreas de óleo pesado e extrapesado, campos maduros e potencial pré-sal no Golfo do México —, bem como atividades relacionadas a processos industriais, como refino e petroquímica”.
Concluído, email cadastrado com sucesso!