Baixar Notícia
WhatsApp
Email

Enel moderniza iluminação em 20 estações do metrô e monotrilho de São Paulo

Fonte: mobilidadesampa.com.br | Data: 23/06/2026 16:04:37

🔗 Ler matéria original

A Enel Distribuição São Paulo investiu cerca de R$ 2 milhões para modernizar a iluminação de 20 estações do metrô e monotrilho da capital paulista. O projeto substituiu 20,7 mil lâmpadas por modelos em LED mais eficientes e econômicos, beneficiando as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. A entrega oficial ocorreu em 21 de maio de 2026, na sede do Metrô, com a presença de representantes da Enel e do sistema metroviário.

Enel e o programa de eficiência energética

As ações integraram o Programa de Eficiência Energética da Enel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A modernização reduziu o consumo de energia e trouxe benefícios ambientais, além de deixar as estações mais iluminadas e confortáveis para os milhões de passageiros que utilizam o sistema diariamente. A iniciativa também contribui para a modernização da infraestrutura de mobilidade urbana e melhora a experiência dos usuários em seus deslocamentos.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • Estações contempladas pela Enel

    As intervenções abrangeram as seguintes estações:

    • Linha 2-Verde: Alto do Ipiranga, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
    • Linha 3-Vermelha: República, Pedro II e Brás.
    • Linha 15-Prata (monotrilho): Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.

    Impacto ambiental e economia de energia com a Enel

    A modernização proporcionou uma economia estimada de 2.560 MWh por ano, suficiente para abastecer aproximadamente 853 residências durante um ano, considerando consumo médio mensal de 250 kWh. O projeto também evita a emissão de cerca de 139 toneladas de CO2 na atmosfera, equivalente ao plantio de 5.560 árvores.

    Investimentos da empresa em eficiência energética

    Entre 2025 e abril de 2026, a Enel Distribuição São Paulo aplicou R$ 78,8 milhões em projetos de eficiência energética por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela ANEEL. As iniciativas abrangem diversos segmentos, como mobilidade urbana, hospitais, escolas, prédios públicos, iluminação pública e comunidades de baixa renda. O foco inclui modernização de sistemas de iluminação, refrigeração, climatização, implantação de usinas fotovoltaicas e substituição de equipamentos ineficientes.

    A Enel prepara uma nova Chamada Pública de Projetos, que destinará até R$ 80 milhões para projetos de eficiência energética na área de concessão da companhia em São Paulo. As inscrições permanecem abertas até 15 de junho de 2026.

    Sobre a empresa

    A Enel Distribuição São Paulo integra a multinacional de energia Enel e é a segunda maior distribuidora do país. A empresa responde por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atende 8,5 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do país. A estratégia da Enel baseia-se no Plano de Sustentabilidade e nos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!