Mulher que vivia no aeroporto de Belém consegue deixar o Brasil
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br | Data: 21/06/2026 12:21:28

Imigrante de Serra Leoa, Fatmata Sessay, vivia há seis meses no Aeroporto Internacional de Belém
Uma mulher natural de Serra Leoa que vivia há seis meses no Aeroporto Internacional de Belém recebeu auxílio do Ministério Público Federal (MPF) para deixar o Brasil. A medida foi determinada pela Justiça Federal, que acatou um pedido urgente do órgão e estabeleceu prazo de 48 horas para a resolução do caso.
Desde janeiro deste ano, Fatmata Sessay, de 56 anos, permanecia nas dependências do aeroporto, sobrevivendo com a ajuda de funcionários e passageiros que circulavam pelo local.
Embora já tivesse sido adquirida uma passagem aérea para o Panamá, com embarque previsto para 22 de junho, o MPF alertou à Justiça que a imigrante não possuía os vistos necessários para ingressar no país de destino nem para realizar a conexão na Colômbiam país do qual ela já havia sido deportada anteriormente.
Diante do risco de sofrer novas restrições de liberdade, deportações ou o agravamento de sua situação de vulnerabilidade, o Ministério Público providenciou a regularização da documentação necessária para a viagem.
Segundo a juíza federal Maria Carolina Valente do Carmo, apesar de a obtenção de vistos ser, em regra, responsabilidade do viajante, a assistência consular não pode ser negada pelos entes públicos em situações como essa.
O pedido em favor da cidadã de Serra Leoa foi apresentado no âmbito de uma ação civil pública movida pelo MPF contra a União, o Estado do Pará e o município de Belém.
A ação tem como objetivo exigir dos entes públicos a implementação de políticas permanentes de acolhimento e proteção para migrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas, buscando evitar que situações semelhantes se repitam.