Hospital Bom Jesus rompe com o IMAS e retomará gestão em julho
Fonte: riomaframix.com.br | Data: 24/06/2026 01:01:44
A Sociedade Hospital Bom Jesus reassumirá a administração da unidade hospitalar de Rio Negro a partir de 1 de julho.
A mudança foi confirmada na noite desta terça-feira (23), após reunião entre a diretoria da entidade mantenedora e representantes do Instituto Maria Schmitt (IMAS), atual gestor do hospital.
Ao Riomafra Mix, o presidente da Sociedade Hospital Bom Jesus, Carlos Schlichting, afirmou que a diretoria decidiu rejeitar a proposta apresentada pelo instituto envolvendo o patrimônio da entidade.
“Vamos retomar o hospital dia 1 de julho. Eles querem todo o patrimônio do hospital pelo débito e a diretoria rejeitou a proposta”, afirmou.
O diretor do IMAS, Rafael Schroeder, confirmou à reportagem que o instituto permanecerá na administração da unidade até o dia 30 de junho e que haverá a rescisão do contrato após a rejeição da proposta apresentada à associação.
“Sim, visto que a direção da associação não aceitou a proposta do IMAS”, declarou ao ser questionado sobre o encerramento da gestão.
De acordo com o instituto, o entendimento permanece de que o passivo financeiro do hospital supera o valor do patrimônio da entidade. O IMAS informou que foram realizadas três avaliações imobiliárias independentes, indicadas pela própria associação, além de levantamentos financeiros e jurídicos da situação da instituição.
A proposta apresentada previa a transferência das matrículas dos imóveis como garantia dos valores assumidos pelo instituto. “A proposta prevê a transferência de todas as matrículas como garantia, mesmo todas não cobrindo a dívida”, explicou Rafael Schroeder.
Em uma notificação encaminhada à Sociedade Hospital Bom Jesus, o IMAS propôs assumir toda a operação da unidade, incluindo o passivo financeiro estimado em R$ 9,4 milhões, além da sucessão dos funcionários vinculados ao hospital. Em contrapartida, o instituto solicitava a transferência dos imóveis da entidade, avaliados em aproximadamente R$ 8,1 milhões.
Para Schlichting, os imóveis foram avaliados abaixo do valor que a diretoria considera adequado. “O imóvel foi avaliado em um valor não condizente com a realidade e eles fizeram uma notificação para pegar todo o imóvel para assumir os débitos. Isso a gente não vai fazer”, afirmou.
O diretor do IMAS disse o que o instituto possuía um projeto de expansão para o Hospital Bom Jesus, que incluía a implantação de UTI geral adulto, cirurgias de alta complexidade de joelho e quadril, laboratório próprio, entre outras melhorias apresentadas em assembleia.
Segundo o instituto, os imóveis permaneceriam vinculados como garantia por um período de dez anos. Nesse prazo, caso a associação conseguisse captar recursos e devolver os valores aportados e investidos, o patrimônio poderia retornar à entidade.
O IMAS também informou que aportou R$ 1.123.518,00 para garantir a continuidade dos atendimentos na unidade hospitalar. “Esse valor não foi investimento. Foi um empréstimo feito pela matriz do IMAS ao Hospital Bom Jesus, utilizado para manter as atividades. Provavelmente será feito um parcelamento, mas isso ainda depende de uma análise de ambas as partes”, afirmou Rafael.
O contrato firmado em março entre a Sociedade Hospital Bom Jesus e o IMAS previa a cessão onerosa da estrutura hospitalar pelo prazo de dez anos, estabelecendo a responsabilidade da gestora pela operação e manutenção da unidade. O documento, entretanto, não previa a transferência definitiva dos imóveis, ponto que acabou se tornando o principal foco da divergência entre as partes.
Com a saída do instituto confirmada para o dia 30 de junho, a administração do Hospital Bom Jesus voltará a ser exercida pela própria associação mantenedora a partir de 1 de julho.
Veja o contrato na íntegra e a notificação do IMAS