Baixar Notícia
WhatsApp
Email

Funed vai recuperar prédio abandonado há mais de 30 anos para desenvolver novos medicamentos

Fonte: otempo.com.br | Data: 24/06/2026 17:24:17

🔗 Ler matéria original

Um prédio da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que teve a construção interrompida há mais de 30 anos, ganhará uma nova finalidade por determinação do governo de Minas. A estrutura, que fica na Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, e é conhecida como Unidade IV, será transformada na Unidade de Biotecnologia Computacional e Prototipagem, voltada ao desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. O investimento previsto é de cerca de R$ 10 milhões.

+ Com risco de temporais em cidades de MG, concessionária emite alerta de neblina forte na BR-365

A nova unidade funcionará como um elo entre a pesquisa científica e a área industrial da Funed, reunindo plataformas voltadas ao desenvolvimento de medicamentos inovadores. O objetivo é acelerar a transformação de pesquisas em produtos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a capacidade da instituição de desenvolver soluções estratégicas para a saúde pública.

+ PBH retira cabana de pessoas em situação de rua que obstruíam casas; entenda motivo

Segundo o presidente da Funed, Felipe Attiê, parte dos projetos atualmente desenvolvidos em outras áreas da Fundação será concentrada no novo espaço, além da implantação de novas iniciativas de alta complexidade e valor agregado. “A unidade permitirá que a Funed identifique com mais rapidez oportunidades para pesquisar, desenvolver e incorporar produtos inovadores, ampliando sua capacidade de criar soluções estratégicas para a saúde pública. A previsão é que entre em operação no fim do segundo semestre deste ano”, afirmou.

+ Trecho de rodovia no Sul de Minas será totalmente interditado por três meses para obras

A estrutura reaproveitada começou a ser construída ainda no governo Hélio Garcia para ampliar a produção de medicamentos da Funed por meio do chamado sistema de produção por gravidade. Com a evolução da indústria farmacêutica, a tecnologia tornou-se obsoleta antes mesmo da conclusão da obra, deixando o prédio inacabado e sem utilização por mais de três décadas.