Os sindicatos estão pressionando o Tribunal Superior do Trabalho (TST) para que declare a greve dos funcionários dos Correios como abusiva. Na última sexta-feira, a direção da estatal apresentou novos documentos que reforçam essa solicitação, levando à suspensão da sessão de dissídio coletivo marcada para esta segunda-feira. A expectativa é que uma reunião ocorra na próxima quinta-feira, com o objetivo de permitir que as entidades representativas dos trabalhadores se manifestem sobre a situação.

O cenário atual é resultado de tentativas infrutíferas de mediação pelo TST para alcançar um consenso em relação ao aumento salarial da categoria. A greve teve início no dia 10 de setembro, após a falta de acordo nas negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho. Em resposta à paralisação, a estatal solicitou um dissídio coletivo e apoio para declarar a greve como abusiva. Em uma decisão preliminar, a Corte determinou que 80% dos trabalhadores devem permanecer em atividade para garantir a continuidade dos serviços essenciais.

Os documentos recentemente apresentados pelos Correios, considerados sigilosos, geraram dúvidas sobre a real extensão dos impactos da greve nas operações da estatal. Além disso, a empresa não divulgou informações sobre os efeitos da paralisação e se absteve de comentar o adiamento da decisão sobre o dissídio coletivo.

No pedido de dissídio, a direção dos Correios justificou a necessidade de controlar despesas em meio a um plano de reestruturação financeira, afirmando que 89% das receitas são direcionadas ao pagamento de salários e benefícios, o que comprometeria sua recuperação financeira. O debate em torno do plano de saúde dos funcionários, aposentados e dependentes é um dos principais pontos de impasse nas negociações. A empresa propõe a retirada da condição de mantenedora do plano, mas trabalhadores defendem a continuidade do modelo atual, que garante o benefício integralmente.

Enquanto os impasses persistem, a estatal também aguarda uma definição sobre a aprovação de um empréstimo de R$ 7 bilhões, garantido pela União, para auxiliar na sua recuperação financeira. No ano anterior, a empresa já havia recorrido a um empréstimo de R$ 12 bilhões para saldar dívidas em atraso e regularizar suas operações. A situação continua a gerar incertezas tanto para os funcionários quanto para a gestão da estatal.

Jornal Rede Repórter – Click e confira!