Madson Vagner – Política
Fonte: madsonvagner.com.br | Data: 26/06/2026 01:21:51
25/06/2026 | Madson Vagner | Cariri
O Tribunal de Justiça do Ceará, em primeira instância, recebeu denúncia formalizada pelo Ministério Público, em Nova Olinda, contra nove servidores e ex-agentes públicos do município. Os ex-servidores são investigados por envolvimento em esquema de corrupção na Secretaria de Educação do município. A investigação é resultado da operação “Mensalinho Escolar”, deflagrada em fevereiro de 2025.
Segundo a denúncia, entre 2021 e 2024, os acusados teriam desviado sistematicamente recursos públicos, através da concessão indevida de gratificações de desempenho e horas extras na folha de pagamento. Os servidores que recebiam dos benefícios eram orientados a devolver parte ou a totalidade dos valores, configurando “rachadinha”.
A devolução dos valores era justificada aos servidores recebedores, sob argumento de que seriam utilizados para compra de material escolar, produtos de limpeza, serviços de manutenção, entre outros. Os mentores do esquema usariam servidores mais vulneráveis social e economicamente, residentes na zona rural e com baixo grau de instrução.
A investigação reuniu mais de 50 depoimentos, realizou mandados de busca e apreensão, perícias, análise documental, quebras de sigilo bancário e fiscal, movimentações financeiras e colaboração premiada com um dos acusados. São apontados crimes de peculato, corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.