Aneel anuncia bandeira amarela para conta de luz em julho
Fonte: ric.com.br | Data: 26/06/2026 20:12:27
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária na cobrança da conta de luz para o mês de julho será amarela, mantendo o mesmo patamar desde maio. Com a decisão, os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
O anúncio da manutenção da bandeira amarela já era aguardado, de acordo com as projeções do mercado. Entretanto, a cobrança ainda é menor quando comparada com julho do ano passado, quando a Aneel oficializou a bandeira vermelha patamar 1 para a cobrança da energia elétrica no País.
LEIA TAMBÉM: El Niño exigirá maior produção e reservas de Itaipu, diz ONS
Com isso, as unidades eram cobradas em um adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.
O diretor da Aneel afirma que a bandeira amarela reflete, desde o mês de abril, condições menos favoráveis para o setor de geração de energia no País, devido às secas típicas desta época do ano, que reduzem os níveis dos reservatórios e obrigam o acionamento de térmicas extras, elevando o custo de operação.
Terceiro mês seguido de bandeira amarela
O acionamento da bandeira amarela ocorreu pela primeira vez em maio deste ano, após a manutenção da bandeira verde durante os meses de janeiro a abril.
O principal “culpado” da cobrança extra na conta de luz dos brasileiros é o fenômeno El Niño, iniciado no segundo semestre, responsável pelo aumento das temperaturas e redução das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do País.
El Niño é confirmado e acende alerta no agronegócio do Paraná
A confirmação do fenômeno climático conhecido como “El Niño” acendeu um alerta para a agricultura paranaense no início de junho.
Caracterizado pelo aquecimento das temperaturas da superfície no mar no Pacífico Equatorial e na mudança da pressão atmosférica e dos ventos, o fenômeno provoca o aumento significativo no volume de chuvas e das temperaturas na região Sul do Brasil, cuja instabilidade poderá afetar negativamente a safra do agronegócio paranaense.
El Niño será mais violento durante primavera e verão de 2026/2027
O ápice de El Niño, estimam os cientistas, acontecerá entre a primavera e o verão 2026/2027 do Hemisfério Sul. O governo do Paraná comunicou que o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) já está em alerta para acompanhar os desdobramentos do El Niño no estado.
“A direção dos ventos na região do Oceano Pacífico equatorial, que era de leste para oeste, começou a mudar para o sentido contrário, trazendo as águas quentes da Oceania em direção ao oeste da América do Sul. Isso pode retroalimentar o aquecimento da água e muda o regime das tempestades em vários locais do planeta”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Embora o fenômeno seja cíclico, análises recentes indicam que os impactos podem ser mais intensos e menos previsíveis, o que aumenta os riscos para a safra 2026/27. O início oficial do ciclo agrícola, em 1º de julho, deve coincidir com a consolidação do El Niño, elevando o grau de incerteza justamente em um momento estratégico para o planejamento do plantio.
Apesar de causar um aumento significativo no volume de chuvas na região Sul do Brasil, as regiões Norte e Nordeste tendem a sofrer com condições extremas de secas durante o El Niño.