Mobilidade na RMR: Corredores de BRT terão prioridade semafórica no Grande Recife
Fonte: jc.uol.com.br | Data: 27/06/2026 10:33:02
Governo de Pernambuco vai investir quase R$ 115 milhões na modernização dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste e na ampliação de terminais integrados
Por
Roberta Soares
Publicado em 27/06/2026 às 10:05
| Atualizado em 27/06/2026 às 10:07
Clique aqui e escute a matéria
Embora sigam incompletos, sem prioridade viária nos principais pontos de estrangulamento e com as estações sem refrigeração, o sistema de BRT pernambucano vai receber investimentos que irão priorizá-los na disputa pela circulação no trânsito do Grande Recife.
Quase um ano depois de anuniciar o projeto, o governo de Pernambuco lançou nesta sexta-feira (26/6) um robusto pacote de investimentos de quase R$ 115 milhões voltado para a infraestrutura e mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR). Entre as prioridades, destaca-se a modernização do sistema de transporte público, que receberá aportes significativos para destravar os principais eixos de circulação da região.
A grande inovação do pacote é a implantação de uma rede semafórica inteligente, com um investimento de R$ 62,7 milhões. A medida visa substituir 199 semáforos nos corredores de BRT Norte-Sul (liga o Recife a área Norte da RMR) e Leste-Oeste (liga a capital a região Oeste da RMR), que atualmente sofrem com constantes retenções, deixando os coletivos frequentemente presos no tráfego comum.

Com o novo sistema, que inclui câmeras e controle inteligente de tráfego, o transporte coletivo passará a ter prioridade real, reduzindo drasticamente o tempo de viagem dos passageiros. Algo semelhante ao que Goiânia (Goiás) tem feito com o BRT local. A priorização acontecerá prioritariamente na Avenida Caxangá (BRT Leste-Oeste) e na PE-15 (BRT Norte-Sul).
Leia Também
-

Calor no BRT: Seis anos depois, governo de Pernambuco lança licitação de R$ 8,3 milhões para refrigerar as estações de BRT novamente - Do luxo ao lixo e a volta por cima: Como o BRT do Rio de Janeiro se tornou referência após anos de abandono
- BRT: Estação em viaduto, prometida desde a Copa de 2014, começa a ser construída no Recife
Segundo o governo do Estado, a previsão é de que a implementação comece ainda em julho e seja concluída no prazo de um ano. “Estamos avançando com ações integradas em moradia e mobilidade na Região Metropolitana. São investimentos que melhoram a infraestrutura urbana, ampliam a segurança e garantem mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
AMPLIAÇÃO DE TERMINAIS INTEGRADOS

Além da tecnologia nas vias para priorizar o BRT nos cruzamentos semafóricos, o governo de Pernambuco está destinando R$ 46 milhões para a ampliação dos Terminais Integrados (TIs) PE-15, em Olinda, e Pelópidas Silveira, em Paulista.
São dois dos terminais de transporte por ônibus mais importantes na conexão da área Norte do Grande Recife com a capital e que enfrentam problemas de lotação e infraestrutura insuficiente. As obras, como explicou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh) – responsável pela ampliação – são fundamentais para aumentar a capacidade de atendimento dessas unidades e melhorar a estrutura física para os usuários do transporte público.
A segurança viária também será contemplada com o investimento de R$ 5,6 milhões na reforma de três passarelas situadas em Olinda e Paulista. Com previsão de início para o mês de julho, essas intervenções visam garantir acessibilidade plena e travessias seguras para os pedestres na região.
Segundo a gestão estadual, o objetivo principal é modernizar o transporte e, simultaneamente, aumentar a proteção da população que circula por essas áreas de alto volume de veículos e pedestres. As ações autorizadas somam-se a outros projetos essenciais, como a contenção de encostas e reformas habitacionais, que elevam o total de benefícios para a RMR a quase R$ 150 milhões.
DETALHAMENTO DAS AÇÕES E PRAZOS
Implantação de 199 Semáforos Inteligentes (Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste): R$ 62,7 milhões. Prazo de conclusão: 1 ano.
Ampliação dos TIs PE-15 (Olinda) e Pelópidas Silveira (Paulista): R$ 46 milhões. Prazo não foi divulgado pelo Estado.
Melhorias em 3 passarelas (Olinda e Paulista): R$ 5,6 milhões. Prazo: Início em julho, com duração de cerca de 3 meses.