OACREAGORA.COM – Notícias do Acre
Fonte: oacreagora.com | Data: 27/06/2026 13:38:48
Os consumidores do Acre terão redução na tarifa de energia elétrica a partir de agosto. A medida é resultado da assinatura, na sexta-feira (26), dos termos aditivos aos contratos de concessão entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e geradores de energia para a repactuação de parcelas do Uso do Bem Público (UBP), espécie de royalty pago pelas usinas hidrelétricas.
Ao todo, serão destinados R$ 5,6 bilhões para reduzir os reajustes tarifários em estados das regiões Norte e Nordeste, além de outras unidades da federação.
Segundo a Aneel, entre julho e agosto serão atualizadas as projeções dos reajustes tarifários. Com base nos valores efetivamente depositados, a agência recalculará o efeito médio dos reajustes para cada distribuidora, definindo o percentual de redução aplicável a cada concessão.
Em alguns estados, como Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, os reajustes aprovados pela Aneel já incorporaram a antecipação dos recursos da UBP, o que significa que os consumidores desses locais já estão sendo beneficiados e não haverá nova alteração nas tarifas.
No Acre, assim como no Ceará, Rondônia, Roraima, Minas Gerais e Tocantins, as tarifas serão republicadas com os descontos correspondentes. A expectativa é que a redução entre em vigor a partir de agosto.