Baixar Notícia
WhatsApp
Email

SC realiza a primeira cirurgia robótica oncológica pelo SUS

Fonte: nsctotal.com.br | Data: 24/06/2026 08:48:00

🔗 Ler matéria original


Procedimento no Hospital Azambuja, em Brusque, foi para retirada de parte do pulmão em um paciente com câncer.

24/06/2026 – 08:37

Talita Catie Perfil NSC Total

talita.medeiros@nsc.com.br

(Foto: Divulgação)

O Hospital Azambuja, em Brusque, realizou a primeira cirurgia robótica oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. O procedimento foi para retirada de parte do pulmão — chamado tecnicamente de lobectomia pulmonar — em um paciente com câncer.

O paciente, morador de São João Batista, foi encaminhado ao Hospital Azambuja pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Após passar pela cirurgia na sexta-feira (19), ele recebeu alta hospitalar no domingo (21), dois dias depois do procedimento.

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião torácico Eduardo Ballester, coordenador da cirurgia robótica do Hospital Azambuja, e por Ramon Mendes. Ballester foi o primeiro cirurgião a utilizar o robô Da Vinci na instituição em 2025 e também realizou, em 2020, a primeira cirurgia torácica robótica de Santa Catarina, em um hospital de Blumenau.

Segundo Ballester, o procedimento representa uma etapa importante para avaliar a ampliação do acesso à cirurgia robótica a pacientes oncológicos atendidos pelo SUS.

— A ideia é que este procedimento sirva como uma experiência inicial para que o Estado possa avaliar custos, viabilidade e formas de manter esse tipo de cirurgia de maneira perene para os pacientes oncológicos — explica.

Casos complexos terão prioridade

Neste primeiro momento, a parceria deve contemplar pacientes com câncer encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde, conforme critérios definidos pela própria regulação estadual. A expectativa é que a tecnologia possa beneficiar, especialmente, casos mais sensíveis, delicados ou de maior complexidade.

A cirurgia robótica é considerada uma tecnologia de alta precisão. Entre os benefícios estão menor trauma cirúrgico, menor sangramento, recuperação mais rápida e redução do tempo de internação. No caso do paciente operado no Hospital Azambuja, a alta hospitalar ocorreu dois dias após o procedimento.

Para o cirurgião, abrir esse acesso pelo SUS pode representar um novo padrão de qualidade na assistência oncológica em Santa Catarina.

— Se conseguirmos oferecer uma cirurgia com recuperação mais rápida, mínimo sangramento e menor permanência hospitalar, conseguimos entregar uma qualidade assistencial muito maior. É esse salto de qualidade que buscamos para os pacientes oncológicos do nosso hospital e de Santa Catarina — ressalta.