Baixar Notícia
WhatsApp
Email

Itamar Borges: uma trajetória política construída ao lado de Santa Fé do Sul

Fonte: informamais.com.br | Data: 24/06/2026 13:40:49

🔗 Ler matéria original

No próximo dia 24 de junho, Santa Fé do Sul celebra seus 78 anos de fundação. Entre os nomes que ajudaram a escrever parte importante dessa história está o deputado estadual Itamar Borges, uma das principais lideranças políticas do município e da região noroeste paulista.

Nascido em Santa Fé do Sul, Itamar construiu sua carreira pública diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade. Foi vereador, prefeito por 3 mandatos, presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e deputado estadual em 4º mandato.

Ao longo de sua trajetória, atuou na conquista de recursos, investimentos e projetos que contribuíram para a expansão da infraestrutura urbana, fortalecimento da saúde, educação, turismo, agricultura e geração de oportunidades para a população santa-fé-sulense.

Nesta data especial, o Informa Mais conversa com o parlamentar para uma reflexão sobre o passado, o presente e os desafios futuros da cidade que o viu nascer e iniciar sua vida pública.

Deputado Itamar Borges, o senhor nasceu em Santa Fé do Sul e construiu toda sua trajetória política a partir daqui. O que representa para o senhor ver a cidade chegar aos seus 78 anos de fundação?

Santa Fé do Sul é muito mais do que a cidade onde nasci. É a minha origem, o lugar onde construí minha família, minhas amizades e aprendi os valores que norteiam minha vida pública. Ver Santa Fé completar 78 anos é motivo de muito orgulho e emoção. É olhar para trás e enxergar o quanto a cidade se transformou, cresceu e se desenvolveu ao longo das últimas décadas, tornando-se uma referência regional em diversas áreas. E, para mim, é ainda mais especial ter tido a honra de participar de grande parte dessa trajetória, contribuindo como vereador, prefeito, deputado estadual e secretário de Estado para importantes conquistas que ajudaram a melhorar a vida da nossa população. É uma história construída por muitas mãos, e tenho muito orgulho de fazer parte dela.

Como ex-prefeito e atual deputado estadual, quais foram os principais avanços que o senhor acompanhou ou ajudou a construir ao longo das últimas décadas em Santa Fé do Sul?

Foram muitas conquistas construídas ao longo dessa trajetória. Destaco a transformação de Santa Fé do Sul em Estância Turística, um marco que trouxe visibilidade e recursos importantes para o município. Na habitação, entregamos quatro conjuntos habitacionais quando fui prefeito e, como deputado, ajudei a viabilizar mais três.

Na saúde, mantivemos investimentos constantes na Santa Casa e nas entidades assistenciais. Na educação, tenho muito orgulho da criação da ETEC e de acompanhar o crescimento da FUNEC, hoje Centro Universitário e referência regional.

Também fizeram parte desse processo obras importantes de infraestrutura, como a duplicação da Rodovia Euclides da Cunha, além de melhorias em estradas, vicinais e na área urbana. Na agricultura, conseguimos trazer programas, equipamentos e investimentos que fortaleceram o setor rural e beneficiaram os produtores da nossa região.

O mais gratificante é ver que muitas dessas iniciativas continuam gerando oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Santa Fé do Sul.

Santa Fé do Sul tornou-se referência regional em áreas como turismo, educação, saúde e agronegócio. Na sua avaliação, quais fatores foram decisivos para esse crescimento?

O desenvolvimento de Santa Fé do Sul se deve a um conjunto de fatores construídos ao longo do tempo. A vocação turística do município, fortalecida pelas águas e pelo potencial de lazer, foi decisiva para impulsionar a economia local.

A aposta na educação sempre foi um dos pilares desse processo: quando fui prefeito levamos a educação de Santa Fé a ser premiada como a melhor do Brasil, começamos pela base, com melhorias importantes na educação infantil e na formação profissional transformamos a Funec, implantamos mais 3 campus, aprovamos novos cursos e a tornamos referência.

Na saúde, ainda como prefeito, implantamos importantes estruturas como o Centro de Saúde da Mulher e o Centro de Especialidades, além de outros serviços que ampliaram o acesso e qualificaram o atendimento à população, somados ao fortalecimento permanente da Santa Casa.

Na agricultura, tivemos um reforço importante quando estive como secretário de Agricultura do Estado, ampliando ações e investimentos no setor. Mas sempre enxergamos o grande potencial da nossa região, especialmente na piscicultura, que já vinha sendo estruturada desde lá atrás como uma importante vocação econômica de Santa Fé do Sul e dos municípios do entorno.

Acima de tudo, destaco a união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, que sempre trabalhou de forma integrada para transformar potencial em desenvolvimento real.

O senhor acompanha de perto a atual administração municipal. Como avalia o momento que Santa Fé do Sul vive e quais são os desafios para continuar crescendo nos próximos anos?

Santa Fé vive um momento positivo, com importantes investimentos em andamento e uma administração comprometida com o desenvolvimento da cidade. Vejo uma gestão que busca planejar o futuro sem deixar de cuidar das necessidades do presente. Os desafios existem e são naturais para uma cidade que cresce e se desenvolve. Precisamos continuar investindo na geração de empregos, na qualificação profissional, na saúde, na mobilidade urbana, na infraestrutura e no fortalecimento do turismo. Também será fundamental acompanhar as transformações tecnológicas e econômicas para manter Santa Fé competitiva e preparada para o futuro.

Que mensagem o senhor deixa para os moradores, empresários, servidores públicos, lideranças comunitárias e todos aqueles que ajudam a construir diariamente a história de Santa Fé do Sul?

Minha mensagem é de gratidão e confiança. Gratidão a todos aqueles que, ao longo desses 78 anos, dedicaram seu trabalho, seu talento e seu amor para construir a Santa Fé do Sul que temos hoje. Aos moradores, empresários, produtores rurais, profissionais liberais, servidores públicos, lideranças comunitárias e voluntários, meu reconhecimento por tudo o que fazem pela nossa cidade. Que possamos continuar unidos, valorizando nossas raízes e trabalhando pelo futuro. Parabéns, Santa Fé do Sul, pelos seus 78 anos de história. Tenho muito orgulho de ser filho desta terra e seguirei trabalhando para que nossa cidade continue crescendo, gerando oportunidades e oferecendo cada vez mais qualidade de vida para sua população.