Baixar Notícia
WhatsApp
Email

ONS emite alerta amarelo para possível corte de geração na baixa tensão no domingo

Fonte: megawhat.uol.com.br | Data: 25/06/2026 16:42:08

🔗 Ler matéria original

A previsão de excesso de geração de energia no próximo domingo, 28 de junho, combinada à expectativa de baixo consumo, levou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a emitir alerta amarelo para possível corte de geração de usinas conectadas diretamente à rede de distribuição.

A medida, se confirmada, busca evitar desequilíbrios no Sistema Interligado Nacional (SIN), diante da combinação de carga reduzida, alta geração de micro e minigeração distribuída (MMGD) e condições meteorológicas favoráveis.

Os cortes, previstos no Plano Emergencial de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição, são direcionados a usinas Tipo III, conectadas diretamente às redes de distribuição, sem despacho centralizado, como pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas a biomassa e pequenos parques solares e eólicos.

O alerta semanal é indicativo. A confirmação do acionamento, se necessária, será feita pela programação diária na véspera, dia 27 de junho, até as 14h. As distribuidoras devem comunicar os agentes das usinas Tipo III em suas áreas de concessão.

A sinalização foi apresentada nesta quinta-feira, 25 de junho, durante o primeiro dia da reunião do Programa Mensal da Operação (PMO) de julho.

Depois do primeiro acionamento do plano, realizado em junho, o ONS continua acompanhando a carga mínima supervisionada de domingos e feriados para indicar, nas reuniões semanais de programação, a possibilidade de novo uso do mecanismo.

Para a semana de 27 de junho a 3 de julho, o operador apontou baixa expectativa de despacho térmico adicional para atendimento à ponta de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN). A folga de potência monitorada será alocada em usinas das regiões Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste.

O ONS também informou que há expectativa de ocorrência de Energia Vertida Turbinável (EVT) nos subsistemas Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul em períodos de carga simulada reduzida, com probabilidade de a energia ser transmissível para exportação. A exportação, porém, dependerá de validação elétrica e dos limites de intercâmbio entre os subsistemas.

Segundo o operador, os limites de intercâmbio das regiões Norte e Nordeste para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste podem ser atingidos durante parte do dia, o que inviabilizaria a exportação de energia nesses períodos.

Primeiro acionamento ocorreu em junho

O primeiro acionamento do plano foi realizado em 6 de junho, para a operação do dia 7 de junho. Segundo o ONS, foi solicitado o gerenciamento de 1.000 MW entre 10h e 14h, em razão da combinação de alta geração de MMGD e carga menor no fim de semana prolongado de Corpus Christi.

As distribuidoras foram avisadas no sábado e realizaram as manobras necessárias para manter o equilíbrio do SIN. Além disso, o ONS adotou medidas operativas complementares para redução de geração no sistema.

Segundo o operador, durante a operação em tempo real, os agentes foram mantidos atualizados e as ações foram coordenadas no SIN de acordo com os recursos disponíveis e a demanda. O ONS também realizou, em 17 de junho, uma reunião com agentes de distribuição e participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para avaliar o processo e identificar oportunidades de melhoria no plano.

O relatório sobre o primeiro acionamento deverá ser divulgado até o 30º dia após o evento. O material está em elaboração, com participação das distribuidoras.