Baixar Notícia
WhatsApp
Email

IFMG participa do InovEPT 2026 e recebe selo A3P do Ministério do Meio Ambiente — Instituto Federal de Educação, Ci

Fonte: ifmg.edu.br | Data: 25/06/2026 19:38:55

🔗 Ler matéria original

Notícias

Delegação representa o Instituto em encontro nacional e conquista reconhecimento pelas ações de sustentabilidade

O IFMG participou do InovEPT 2026 – Encontro Nacional de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, realizado em Brasília (DF) pela Setec/MEC. Durante o evento, entre os dias 16 e 18 de junho, a Instituição também recebeu o selo da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em reconhecimento às iniciativas voltadas à sustentabilidade na gestão pública.

O InovEPT reúne integrantes da Rede Federal de todo o país para promover a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento de ações relacionadas à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade. A programação contou com palestras, mesas de discussão, oficinas e apresentações de projetos desenvolvidos pelas instituições participantes.

Participação do IFMG

A equipe do IFMG integrou atividades estratégicas relacionadas à Inovação e à Pesquisa aplicada. A Instituição esteve presente no Encontro dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), em mesas-redondas sobre captação de recursos para Pesquisa e Inovação e em painéis sobre Indicações Geográficas (IGs), incluindo a apresentação do caso das Quitandeiras de Congonhas. As professoras Fabiana Couto e Camila Pereira também representaram o Centro de Excelência de Produtos Alimentícios Artesanais (CEIParte) em atividades voltadas à governança de IGs, à capacitação de pessoal e aos direcionamentos para a Pesquisa aplicada, além de contribuírem para a articulação de parcerias com outras instituições da Rede Federal.

Representaram o IFMG no evento Wilson Costa e Guilherme Soares, da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI); Camila Pereira e Thiago Quillice, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRIPPG); Ludmilla Zambaldi e Fabiana Couto, do Campus Bambuí; Maria Angélica, do Campus Congonhas; Letícia Bastos, do Campus Ouro Branco; Michelle Santos, do Campus Betim; Fabrício Freitas, do Polo de Inovação; e Izabele Mascarenhas, do Campus Formiga.

Selo A3P

Outro destaque foi o recebimento do selo A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que incentiva a adoção de práticas sustentáveis nos órgãos públicos. A certificação reconhece instituições que desenvolvem ações voltadas à gestão adequada de resíduos, ao uso racional de recursos naturais, à qualidade de vida no ambiente de trabalho e à promoção da responsabilidade socioambiental.