Baixar Notícia
WhatsApp
Email

Cemig investe R$ 51 milhões em nova subestação que beneficia 50 mil clientes em São Tiago e região

Fonte: jornalgvnews.com.br | Data: 27/06/2026 03:40:47

🔗 Ler matéria original

A Cemig e o Governo de Minas Gerais realizaram, nesta sexta-feira (26/6), uma visita técnica à subestação São Tiago, empreendimento que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 51 milhões e reforça a infraestrutura elétrica da região do Campo das Vertentes. A instalação, inaugurada no segundo semestre do ano passado, beneficia cerca de 50 mil clientes dos municípios de São Tiago, São João del Rei, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas, ampliando a capacidade do sistema elétrico e aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia na região. 

O evento contou com a presença do vice-presidente de Distribuição da Cemig, Ernando Antunes Braga, do prefeito de São Tiago, Alexandre Nonato Almeida Vivas, além de outras lideranças da Cemig e autoridades municipais.

Com potência instalada de 15 MVA, a subestação é a primeira construída no município de São Tiago. Antes da entrada em operação da nova estrutura, o abastecimento da cidade era realizado a partir da Subestação São João del-Rei 2. 

A nova configuração proporciona maior segurança operacional, reduz a dependência de estruturas mais distantes e cria condições para atender ao crescimento da demanda elétrica dos municípios.

Para o presidente da Cemig, Alexandre Ramos, o empreendimento reforça a estratégia da companhia de preparar a rede elétrica para acompanhar o desenvolvimento dos municípios mineiros.

“A subestação São Tiago representa um investimento estratégico para fortalecer a infraestrutura elétrica da região e criar condições para o crescimento econômico sustentável. Além de aumentar a confiabilidade do fornecimento para milhares de clientes, a obra amplia a capacidade de atendimento da rede e prepara o sistema elétrico para acompanhar a expansão das atividades produtivas e a atração de novos investimentos”, destaca Alexandre Ramos.

A nova infraestrutura também traz benefícios importantes para o setor produtivo local. Empresas como Grupo Fortmais, Jeitinho de Minas, Trigo de Ouro, Bao Dimais, Biscoito e Prosa e Extrativa Fertilizantes passam a contar com uma rede elétrica mais robusta e preparada para acompanhar a expansão de suas atividades, proporcionando mais emprego e renda para a população da região. 

A obra possui importância especial para São Tiago, município reconhecido como um dos principais polos agropecuários da região e referência estadual na produção de biscoitos. Com uma infraestrutura elétrica mais moderna e confiável, a cidade ganha condições para ampliar sua capacidade produtiva, fortalecer a geração de empregos e impulsionar novos investimentos.

Maior investimento da história da Cemig

Para preparar o sistema elétrico mineiro para os desafios dos eventos climáticos extremos, da transição energética e do crescimento da geração distribuída, a Cemig realiza o maior ciclo de investimentos de sua história. Entre 2019 e 2029, a companhia prevê aplicar cerca de R$ 70 bilhões na expansão, modernização e digitalização da infraestrutura elétrica em Minas Gerais, consolidando uma das maiores transformações já realizadas no setor elétrico brasileiro.

Os investimentos contemplam a construção e ampliação de 200 subestações, a digitalização de unidades estratégicas da rede, a implantação de 1,5 milhão de medidores inteligentes, a expansão das redes trifásicas no meio rural, a instalação de equipamentos de automação capazes de recompor automaticamente o sistema em caso de falhas e a implantação de sistemas avançados de monitoramento e controle em tempo real. A Cemig também investe em telecomunicações próprias, inteligência artificial aplicada à gestão de ativos e projetos inovadores, como a primeira microrrede conectada à distribuição para atendimento de um do município de Serra da Saudade.

Além dos investimentos na infraestrutura elétrica, a Cemig também vem contribuindo para o desenvolvimento de São Tiago por meio de ações do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Ao longo de sua história, a companhia já destinou mais de R$ 700 mil ao município por meio do PEE. Somente nos últimos cinco anos, mais de R$ 300 mil foram aplicados em iniciativas como o Cemig nas Escolas, Cemig nos Hospitais e Minas LED. Entre os destaques estão a modernização da iluminação pública com tecnologia LED, realizada em 2023, a substituição de toda a iluminação do Hospital São Vicente de Paulo por lâmpadas mais eficientes e a instalação de uma usina solar fotovoltaica na unidade de saúde.  

“Esse conjunto de iniciativas reposiciona a Cemig como uma empresa preparada para o futuro da energia. Mais do que ampliar a capacidade da rede, os investimentos aumentam a resiliência do sistema elétrico, melhoram a qualidade do fornecimento, reduzem o tempo de atendimento às ocorrências e criam as condições necessárias para integrar novas tecnologias, fontes renováveis e modelos de consumo que transformarão o setor elétrico nos próximos anos”, destaca o vice-presidente de Distribuição da Cemig, Ernando Braga.