Força Aérea Brasileira chega à Venezuela | G1
Fonte: g1.globo.com | Data: 27/06/2026 09:57:45
Além de médicos, a aeronave KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus também levou cães farejadores e equipamentos especializados para apoiar a Venezuela nos esforços de resgate após os terremotos registrados na última semana.
A mobilização brasileira foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).
A missão conta com uma equipe de Busca e Resgate Urbano e reúne profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26) da Base Aérea de São Paulo (Basp), em Guarulhos, na Grande São Paulo, com equipes de resgate e suprimentos para apoiar as vítimas dos terremotos registrados na Venezuela na última terça-feira (23). — Foto: Defesa Civil
Segundo a presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, e governos de outros países, entre as delegações que já se encontram na Venezuela estão:
- México;
- Chile;
- El Salvador;
- Estados Unidos;
- Catar;
- Espanha;
- países membros da ONU.
A previsão é que a equipe fique 15 dias na Venezuela, mas o prazo pode ser prorrogado por mais 15 dias. A prioridade neste primeiro momento é o trabalho de busca e resgate. É uma corrida contra o tempo.
“Quando cai um prédio, formam-se bolsões de ar. Então, as pessoas, muitas vezes, permanecem dentro desses bolsões com uma sobrevida até considerável, cinco, dez dias”, diz Karoline Magalhães, porta-voz do Corpo de Bombeiros de SP.
O ministro da Defesa, José Múcio, deve ir à Venezuela na próxima semana para coordenar a ajuda humanitária. Neste sábado (27), outro avião vai partir com médicos e um hospital de campanha.
A sociedade civil também se mobiliza. Brasileiros e venezuelanos que moram em Roraima estão recolhendo doações.
“A situação lá já é ruim e, com o que está acontecendo, fica pior. Se você tiver alguma coisa para doar, pode ser alimentação, comida, ajuda… Seja bem-vinda”, diz a voluntária Ubeimi Giraldo.