Baixar Notícia
WhatsApp
Email

Quem fala? Quem paga? | Lúcio Flávio Pinto

Fonte: lucioflaviopinto.wordpress.com | Data: 27/06/2026 11:18:12

🔗 Ler matéria original

Está certo: vocês venceram. Venceram as instituições públicas e privadas que não se deixaram sensibilizar sobre a instalação do PET-Scan no hospital Ophir Loyola. guardaram silêncio absoluto sobre os 103 artigos que escrevi e publiquei neste blog; o governador doestado, o Ministério Público, a secretaria de Saúde, o Conselho Regional de Medicina, o sindicato dos médicos e o cidadão comum, mas sem a consciência do papel que lhe cumpre exercer na defesa dos direitos sociais e humanos.

Mais uma vez, fiquei escandalizado: “a medida faz parte de um pacote de mais de R$ 240 milhões investidos pelo Estado e pelo Governo Federal (30  vezes o valor do aparelho), sem informar a cota que cabe a Brasília,“para modernizar o parque tecnológico, o que também inclui novos aceleradores”, diz a notícia fornecida pela agência de notícias do Estado.

Ela proclama: sim, o equipamento de PET-Scan (adotei agora a grafia oficial na esperança de provoar um murmúrio que fosse) foi finalmente instalado e integrado à estrutura do Hospital Ophir Loyola em Belém, com previsão de ser o primeiro aparelho desse tipo a atender pacientes pelo SUS na região Norte. Quando essa previsão vai ocorrer?

Nem essa nem as duas outras perguntas que apresentei no artigo anterior foram respondidas. Um silêncio como esse, que medra na passividade do cidadão e na voracidade do governo, representa um túmulo para tema tão grave. Enquanto o PET-Scan não se materializa, o Ophir Loyola paga para que clínicas privadas faturem. Quanto? Quem paga? Por que encaminhar os pacientes para essas clínicas particulares?

Como minha saúde me cobra, fico por aqui. Só voltarei à questão se meu leitor se manifestar.