“Viva as gays!”: GloboNews mostra homenagem aos LGBT+ no Palácio do Planalto
Fonte: terra.com.br | Data: 27/06/2026 13:11:10
Detalhe em um ‘ao vivo’ de Brasília dialoga com a pauta anti-homofobia abraçada pelo canal
-
Jeff Benício
27 jun
2026
– 13h09
(atualizado às 13h09)
Em uma entrada ao vivo do repórter Filipe Matoso no ‘Edição das 18h’ na GloboNews, o cenário usado foi o Palácio do Planalto.
Chamou a atenção que as colunas projetadas por Oscar Niemeyer estavam iluminadas nas cores do arco-íris.
O efeito é uma referência à bandeira dos LGBTQIAPN+ neste Mês da Diversidade, também chamado de Mês do Orgulho.
Só faltou a vilã cômica Lola, de ‘Beleza Fatal’, surgir com sua fala que virou meme: “Viva as gays! Gay! Gay! Gay!”
O Palácio do Planalto com as cores da bandeira LGBT+ ao fundo da entrada ao vivo do repórter Filipe Matoso
Foto: Reprodução/TV
Dos canais de notícias da TV paga, a GloboNews é a que mais aborda a temática.
Além das pautas sobre direitos civis e combate aos preconceitos ligados a gênero e orientação sexual, dá espaço a jornalistas da comunidade comentarem vivências fora da heteronormatividade.
Entre eles, o âncora do ‘Em Pauta’, Marcelo Cosme; a apresentadora do ‘Conexão’, Leilane Neubarth’; e o repórter em Brasília Pedro Figueiredo.
A presença de profissionais LGBTQIAPN+ em posições de destaque transforma a diversidade em algo incorporado ao cotidiano da GloboNews, e não apenas em certas datas simbólicas.
Por ainda ser rara, essa liberdade de expressão no telejornalismo para comunicadores gays, lésbicas, bissexuais e outros integrantes da comunidade merece reconhecimento.

Blog Sala de TV – Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
